segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Breuer e Nietzache.

   Pois é, a cada segunda-feira que passa, ouço uma história do meu ilustre professor de literatura, e cada vez mais que ouço seus contos, mais fico dividido em que eu vou fazer o vestibular.
   Fato é que meu professor as vezes conta a história, normal, não é a area dele. Hoje ele me falou sobre o livro " O dia que Nietzache chorou". A história se passa no século XIIX. Onde há encontro de 3 pessoas ilustres. Breuer, o pai da psicanalíse, Freud, aluno de Breuer , e o filósofo Nietzache.
  O livro começa na escola onde Nietzache lesiona. O mesmo se apaixona por uma aluna, que simplesmente o recusa. Nit fica triste, e começa a escrever seus livros, mandando cartas de suicídio para a amada, que tem um certo sentimento por ele, algo meio pai e filho.
   A Aluna vai procurar o psicanalista Breuer, onde lhe mostra os livros escritos e as cartas de suícidio. O mesmo fica eufórico com o caso e aceita-o. Em seguida dos acontecimentos, o Doutor convida o filósofo para uma visita de rotina, sem custo algum. Nit visita-o, se faz de difícil, e diz que não pretende seguir a ver o Médico por não ter condições de pagar, mesmo não tendo sido cobrado nada pelo serviço.
   Breuer faz uma visita ao seu discipulo, Freud. Esse lhe passa a idéia de fazer o professor ter confiança nele, com isso, ele irá se abrir. O Doutor passa a refletir sobre a idéia, convoca Nit para uma conversa, e pede uma inversão de papeís. Nit irá analisar o Sr.Breuer desta vez. O Filósofo aceita a idéia, pensando que será como um pagamento pelo atendimento anterior. O problema se dá, quando Nit começa a cavar na vida do médico, e o médico acaba virando seu paciente e a principal atração, em vez de ser um jogo mental para Nit se libertar.
   A cada dia que passa, Nit consegue mexer mais com a mente do Sr.Breuer que logo pensa em largar sua família, pois ele teve um caso anterior com uma paciente esquisofrenica e se apaixonou. O filósofo dá o conselho de sair de casa, e ver a paciente. o Doutor prontamente segue o conselho de Nit. Vai ao hospital em que a esquisofrenica estava internada, e descobre que ela teve alta. Ele vai a casa de sua amada, e descobre que ela já possui um outro alguem. Ele se dá conta, que a vida triste que ele levava, não se dava pela sua mulher e filhos, a quem ele os culpava. E sim a sí mesmo, que se apaixonou pela paciente. Nit tendo isso como exemplo, revela o segredo de sua amada, e começa a chorar.

A história em sí, é bem curiosa, afinal Niet que consegue descobrir a cura dos problemas, coisa que cabia ao médico fazer. O filósofo além de se curar, cura primeiro o Médico que passa a levar uma vida pacífica com a família e passando a atender  nos proximos 30 anos a pacientes. Niet muda-se para Itália, onde lá faz sucesso e tem milhões de livros vendidos.

obs : Não segui fielmente a história, resumi os fatos. É um filme que vale muito a pena ver, ou melhor, leia o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário